Eu sei muito bem que quando começa a se aproximar essa época do ano começamos a pensar em hábitos que queremos mudar no ano seguinte. Sei também que o desafio de mudar um hábito de longe não é uma experiência singular, todos nós já enfrentamos essa dificuldade em algum momento da vida e sabemos que a ideia de mudar um comportamento tão enraizado pode ser assustadora, afinal a jornada toda parece longa, cheia de obstáculos e muitas vezes, o resultado parece distante demais.
Por isso eu quero com esse artigo te apresentar o MÉTODO DA CORRENTE, que é uma estratégia simples e eficaz para te ajudar no processo de mudança de hábitos. Vamos lá que vou te explicar tudo certinho…
O desafio de enfrentar o todo
Quando tentamos mudar um hábito, muitas vezes nos concentramos sempre na grandiosidade da transformação que precisamos fazer. Um exemplo disso é quando alguém identifica “eu reclamo muito e preciso parar com isso”, esse pensamento logo é acompanhado pela ideia de que “não posso reclamar nunca mais”.
Pensar dessa forma, embora tenha a melhor das intenções, nos faz criar uma pressão exponencial sobre nosso objetivo, porque nosso foco não tem prazo longo, nosso cérebro não lida bem com metas imensas e indefinidas. Além disso, a sensação do “nunca mais”, cria uma expectativa tão grande em nós que ao ser quebrada, resulta em um sentimento avassalador de fracasso, o que reforça ainda mais nossa frustração e resistência em mudar.
Então como podemos transformar este cenário e dar o primeiro passo para a mudança real? É aí que entra o método da corrente!
O método da corrente: foco no agora
Esse método nada mais é do que uma abordagem prática que nos ajuda, como já disse anteriormente, no desafio de mudar um hábito. Ele se baseia em focar nas pequenas ações diárias, ao invés de abraçar o todo de uma vez, tendo como ideia central fazer com que a mudança aconteça de forma gradual, construindo uma “corrente” de sucessos que se acumulam com o passar do tempo. No caso do hábito de parar de reclamar do exemplo anterior, no método da corrente o foco dele não ficaria em “nunca mais reclamar”, mas sim em “não reclamar HOJE”.
Esse foco no presente imediato torna a tarefa muito mais acessível, concreta e realista. Assim em vez de olhar para o longo prazo e se assustar com a ideia de nunca mais falhar, você se concentra em um único dia, uma única ação. E nesse caso, a sensação de conquista vem quando você consegue realizar a tarefa naquele dia específico, sem a pressão do “para sempre”
Como funciona na prática?
Eu te prometo que a prática é bem simples e vou te ensinar retomando o exemplo citado anteriormente. No método da corrente ao invés de se preocupar com a ideia de nunca mais reclamar, você deve se perguntar “o que posso fazer HOJE para não reclamar?”. E logo depois é importante que você se dê uma resposta mesmo que seja algo simples, como “respirar profundamente antes de reagir a uma situação estressante” ou “buscar uma solução ao invés de se queixar” - são basicamente ações as quais você vai se comprometer naquele dia e se manter focado nessa meta diária.
A ideia é que a cada vez que você atingir essa meta, você vai “ligar” um sucesso ao próximo e cada vitória desenvolve uma base sólida para o próximo dia, até que a mudança se torne permanente.
Ah, e não se engane, em algum momento você vai falhar, só que agora, ao invés de você se sentir derrotada por não ter cumprido o objetivo de “nunca mais reclamar”, você pode simplesmente pensar “hoje não deu certo, mas amanhã é um novo dia. O que posso fazer para evitar reclamação amanhã?” - essa mentalidade reduz consideravelmente o peso do fracasso.
Como criar a sua própria corrente?
O primeiro passo aqui, é você identificar o hábito que deseja mudar. Seja específica sobre o que precisa ser alterado (ex: não é só “deixar de procrastinar”, descreva o que você quer parar de procrastinar), mas não se concentre na magnitude da tarefa.
Logo após, divida o objetivo maior em pequenas ações diárias que você possa controlar, por exemplo: quero mudar o hábito da procrastinação da leitura -> todos os dias vou dedicar 10 minutos para ler meu livro.
Depois faça isso todos os dias com a intenção de repetir a ação no próximo dia. Ao longo do tempo você vai construindo a sua corrente, tornando sua mudança um processo natural, através de um ciclo de esforço, falhas e sucessos que fazem parte de um aprendizado contínuo e que reforça a resiliência e persistência, criando uma mentalidade mais saudável e focada no processo ao invés de um foco obsessivo no resultado final.
Espero que esse recurso te ajude.
Um grande beijo e até o próximo artigo.
Comentarios