Definindo metas para o novo ano
- Rafaela Cortez
- 16 de dez. de 2024
- 5 min de leitura

Esse ano pela primeira vez não entrei em Dezembro só pensando em Janeiro de 2025. Não me lembro a última vez que não passei o último mês do ano ansiando pelo mês seguinte (que significa o ano seguinte também) a ponto de deixar de viver os últimos 30 dias que ainda tinha pela frente.
Hoje sei que essa ansiedade vinha muito como consequência de uma frustração que sempre sentia, porque chegava no último mês do ano vendo que ou eu tinha abandonado minhas metas no meio do caminho, ou tinha traçado metas completamente inalcançáveis para mim. Por fim, só enxergava como possibilidade me desapegar da frustração e me apegar na esperança de um novo ano começando e novas oportunidades de alcançar minhas metas.
Esse ano não fiquei ansiosa esse mês, não por obra do acaso, mas porque mudar a forma que mapeei minhas metas em 2024 me trouxe muito mais realização do que frustração. Então decidi escrever esse artigo para vocês, compartilhando como eu fiz para me planejar e definir minhas metas desse ano (o que com toda certeza do mundo, vou repetir no ano de 2025 também), assim você pode usar esse modelo para se inspirar:
Primeiro passo: A divisão
Somos um todo compostos de muitas pequenas partes, então vamos considerar isso para o nosso planejamento do ano.
Uma dificuldade que sempre tive era balancear e organizar as diferentes áreas da minha vida, então ao invés de só me enxergar como um grande todo, eu comecei a dividir minhas metas em áreas específicas, assim eu consegui garantir que eu estava cuidando de todos os domínios importantes na minha vida, ao invés de focando em uma única área em detrimento das outras.
Eu costumo dividir minhas metas em 5 áreas principais:
Pessoal: relacionamentos, hobbies, lazer, autoconhecimento
Intelectual: estudos, leituras, cursos
Financeira: organização de finanças, investimentos, objetivos de poupança
Profissional: carreira, projetos, crescimento no trabalho
Saúde: exercícios físicos, alimentação, sono, bem-estar mental
SEGUNDO PASSO: A revisão
Nesta etapa fazemos uma reflexão do ano anterior, que vai nos ajudar a traçar melhores metas e estratégias para o ano seguinte, já que ela nos ajuda a identificar o que deu certo, o que não deu, o que podemos fazer de forma diferente e o que conseguimos fazer ainda melhor.
Então em cada área que você dividiu no primeiro passo você se questionará:
O que eu conquistei nessa área?
Quais foram os maiores desafios dessa área?
Onde eu mais falhei nessa área?
O que eu gostaria de ter feito diferente?
TERCEIRO PASSO: AS METAS
Com base na sua análise anterior, comece a listar o que deseja alcançar em cada uma das áreas separadamente, mas não se esqueça de ser específico (para metas serem atingíveis, elas precisam ser claras e mensuráveis). Então por exemplo, ao invés de escrever “melhorar minha saúde”, um objetivo mais específico seria “perder 5kg até junho através de hábitos saudáveis”
QUARTO PASSO: A divisão
Agora que você já listou seus objetivos chegou o momento de organizar tudo em períodos de curto, médio e longo prazo. Esse processo de segmentação das metas facilita com que você se mantenha engajada ao longo de todo o ano, com base no que definiu para si mesma, e não fique procrastinando, deixando tudo para Dezembro correndo o risco de ficar frustrada por “não ter tido tempo de fazer o que queria”.
Vamos dividir as metas nos seguintes períodos:
Curto prazo (Janeiro - Fevereiro - Março): o que precisa ser iniciado ou concluído nos primeiros meses?
Médio prazo (Abril - Maio - Junho - Julho): quais metas precisam de mais tempo pra planejamento ou execução?
Longo prazo (Agosto - Setembro - Outubro - Novembro): objetivos maiores ou mais complexos que podem ser reservados para o final do ano.
Se você reparar Dezembro não entra nesse cronograma, porque a ideia é que você utilize o último mês do ano não mais para pensar em metas ou objetivos, mas sim, apenas se sinta realizada ao relembrar de tudo o que alcançou e se planeje para o ano que está por vir.
QUINTO PASSO: O planejamento
Um erro muito comum que acontece após delimitarmos nossas metas é não definir um plano de ação para alcançar cada uma delas. Isso faz com que a gente não tome boas decisões ou não tenha comportamentos intencionais ao longo do ano, para nos levar para onde queremos ir.
Para garantirmos que nada disso vá acontecer e que você esteja sempre agindo de forma alinhada com seus objetivos, vamos usar essa etapa para transformar suas metas em ações claras, para que assim você tenha um plano para te levar a alcançar seu objetivo final.
É importante que você faça um plano de ação AGORA somente para as metas de curto prazo, assim você já começa o ano sabendo o que precisa fazer e não fica ansiosa pensando no que vai precisar fazer o ano todo. Para isso pense: o que você precisa fazer neste período de tempo para alcançar o que definiu para si mesma até o final de março?
SEXTO PASSO: A garantia
Outro erro muito comum que vamos trabalhar agora para evitar é começarmos o ano totalmente empolgadas e com o passar do tempo essa euforia vai perdendo a força, o que gera como consequência: metas abandonadas e não cumpridas.
Para que isso seja evitado, vamos usar essa etapa para:
Criar um cronograma que garanta seu progresso: você pode fazer isso através de um rastreador de hábitos (temos vários modelos na internet e alguns planner físicos também já usam esse recurso)
Fazer uma revisão programada: você vai definir um dia sempre no último mês de cada prazo (Março, Julho e Novembro) - anote ele na sua agenda para não esquecer. Nesse dia você fará uma revisão do prazo que se encerrou (essa revisão é igual à que foi apresentada na segunda etapa deste artigo). Após fazer isso, você precisa se comprometer em celebrar suas pequenas vitórias, ajustar as estratégias quando necessário e definir um plano de ação claro e específico para transformar as próximas metas em atitudes
Talvez, lendo todas essas informações consecutivamente tudo isso pode parecer muito complexo, mas sugiro que você releia este artigo, com papel e caneta na mão, fazendo cada passo a passo - na execução ele fica mais prático. Além disso, para te ajudar ainda mais, fiz um arquivo para te ajudar a cumprir cada uma dessas 6 etapas, caso tenha interesse:
Em caso de qualquer dúvida de aplicação ou dificuldade em acessar o arquivo podem me acionar pelo direct no instagram!
Se esse artigo te ajudou de alguma forma deixa seu comentário aqui, porque eu quero muito saber, preparei ele com muito carinho e com muita esperança de que ele te ajude a ter um ano repleto de realizações. Agora vou ficando por aqui...
Um grande beijo, e até o próximo artigo.
Comments