Terapia pelo chatGPT funciona?
- Rafaela Cortez
- 2 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Não sei se vocês sabem, mas sou uma consumidora muito ativa de Threads. Aquela rede social que veio como uma cópia do twitter e que de uma forma nada misteriosa consegue me prender. Quando falo nada misteriosa, é porque estamos aqui falando de uma rede social que tem seu funcionamento totalmente baseado na escrita e depois do primeiro artigo neste blog, vocês já sabem que sou suspeita com esse formato de comunicação.
Mas esse artigo não é sobre meu uso do Threads, é sobre o que eu venho lendo por lá…
Não foram uma e nem duas vezes que aconteceu de eu estar lendo as publicações e vendo as pessoas falando sobre a incrível experiência que elas tiveram usando o chatGPT para fazer psicoterapia. São comentários do tipo “usei o chatGPT para terapia e ele simplesmente me derrubou”, “fiz terapia com chatGPT e achei 10/10”, “faço terapia há anos com o chatGPT e ele consegue me trazer reflexões poderosas”, “tô fazendo terapia pelo chatGPT e ele me dá ótimas dicas”.
Todas essas falas foram extraídas de Threads que eu salvei para trazer aqui para vocês mas que por razões óbvias não poderia expor as pessoas que publicaram isso, mas achei muito válido deixar bem exposto os comentários que tem rolado por lá. E para deixar tudo ainda melhor (ou pior) existem vídeos e textos circulando naquela rede ensinando como “ensinar” o chat a ser o seu terapeuta.
Eu confesso que fiquei com muito medo de escrever esse artigo, medo de disseminar ainda mais uma informação tão pavorosa quanto essa, considerando que algumas pessoas nunca nem tinham pensado nessa possibilidade e a partir desse texto podem pensar nisso como uma alternativa, mas acreditem: NÃO É.
A questão é que enquanto psicóloga me sinto na responsabilidade de falar sobre esse assunto, sobre quais são as verdadeiras possibilidades que temos com o chatGPT, quais são as problemáticas que envolvem isso e de uma vez por todas te ajudar a entender se fazer terapia pelo chatGPT de fato funciona.
Achei válido começar essa conversa com vocês, listando 3 motivos que ao meu ver são os maiores responsáveis por fazer com que algumas pessoas acreditem que conversar com uma Inteligência Artificial, como chat, seja uma forma de psicoterapia:
Formato da conversa parecido: na terapia o paciente compartilha seus sentimentos e recebe uma resposta do terapêuta, quando essa mesma estrutura acontece com o chatGPT pode criar a falsa sensação de que a pessoa está sendo ouvida e compreendidae
Acessibilidade e rapidez: vivemos em um mundo cada vez mais focado em soluções rápidas, no imediatismo. Então se estou com um problema agora e o chat pode me ajudar, essa possibilidade cria a falsa sensação de ser mais eficaz do que aguardar o dia da sessão para falar sobre isso
Falta de entendimento sobre psicoterapia: hoje em dia fala-se mais sobre terapia, mas poucas pessoas compreendem profundamente o que envolve o trabalho de um psicólogo, sendo muitas vezes confundido com dicas ou bons conselhos e reflexões
Quando entendemos esses fatores, fica ainda mais palpável o quanto nós psicólogos ainda lutamos contra uma IMENSA onda de desinformação sobre o nosso trabalho, por isso senti a necessidade de escrever esse artigo, afinal a desinformação pode causar danos ainda maiores, como por exemplo nesse caso do uso do chatGPT “para terapia”, que pode gerar uma falsa sensação de controle e segurança, afastando ainda mais a pessoa da ajuda adequada.
Não podemos nunca nos calar quando lemos coisas que consideramos “absurdos” sobre a nossa profissão, mas também não vale cair na briga por quem impõe mais a própria opinião.
A única maneira de combatermos a desinformação é com informação. E nesse caso, é ensinando as pessoas que o chat pode ser sim um aliado do processo terapêutico quando utilizado como um recurso e não substituto do processo de terapia; que embora o chat seja capaz de “ouvir” o seu problema e responder uma pergunta que você fez, ele não é capaz de:
compreender a complexidade das relações humanas e suas nuances emocionais
oferecer intervenções terapêuticas personalizadas
avaliar de forma profunda o que influencia nos seus sentimentos e comportamentos
oferecer ferramentas para que você desenvolva habilidades emocionais cognitivas mais saudáveis.
Então afinal fazer terapia pelo chatgpt funciona?
Não, simplesmente porque conversa com chat não é psicoterapia e muito menos uma alternativa viável para isso, já que ela não se trata sobre a resolução pontual de um problema, e sim sobre mudanças de pensamentos e comportamentos que permitem uma pessoa desenvolver uma compreensão mais profunda de si, o que a faz aprender a lidar com suas emoções de forma saudável e construa ferramentas internas para enfrentar as dificuldades.
Comments